NOTÍCIAS / RJ

Chove forte no Rio e cidade entra em estágio de atenção

Mergulhão da Av. Armando Lombardi está interditado, devido a alagamento. Foto: Centro de Operações Rio

Rio de Janeiro – O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informou que o município entrou em Estágio de Atenção às 15h20 desta segunda-feira (10) devido à previsão de pancadas de chuva moderada a forte na cidade, com raios e ventos fortes. O estágio de atenção é o terceiro nível em uma escala de cinco.

Segundo a prefeitura, o temporal que alagou ruas e causou caos em São Paulo pode chegar à Região Metropolitana até a manhã desta terça-feira (11). Nesse momento, o AlertaRio informou que os núcleos de chuva que atuam nas regiões do Centro e da Zona Sul perdem intensidade e se deslocam para a Baía de Guanabara. Há previsão de chuva fraca a moderada na próxima hora.

Transporte: Em função das fortes chuvas, a Supervia informou que o sistema de energia foi afetado e o trecho entre Gramacho – Saracuruna, e as extensões Guapimirim e Vila Inhomirim, estão temporariamente suspensas. No momento os trens operam normalmente no trecho Central – Gramacho.

No BRT Rio, os intervalos estão irregulares nas linhas 10 (Santa Cruz x Alvorada – Expresso) e 20 (Santa Cruz x Salvador Allende – Expresso. Bolsões de água na pista, entre as estações Pingo D’Água e Vendas de Varanda, prejudicam o fluxo dos articulados.

O VLT informou que a Linha 1 voltou a circular no trecho completo entre Praia Formosa e Santos Dumont. A Linha 2 segue fora de operação. A Linha 3 circula normalmente entre Central e Santos Dumont.

A chuva também atingiu Niterói durante a tarde e provocou transtornos por toda a cidade. Vias em diversos pontos do município registraram bolsões d’água e alagamentos, dificultando o deslocamento de pedestres e motoristas. A Defesa Civil decretou estágio de atenção.

Em São Gonçalo, por conta das fortes chuvas, foram registrados bolsões d’água e alagamentos em diversas vias da cidade. De acordo com os moradores, bairros como Colubandê e Coelho ficaram em estado crítico por conta do grande volume de chuva.

Leia também

às