NOTÍCIAS / RJ

Chuva causa alagamentos na Região Metropolitana

Chuva provoca alagamentos em diversos pontos da Região Metropolitana. Foto: reprodução/twitter

Rio de Janeiro – A chuva forte desta manhã de segunda-feira (13) causa transtornos na capital e em cidades como Niterói, São Gonçalo e Maricá.

O Rio de Janeiro está em estágio de atenção, o terceiro em uma escala de cinco. Segundo o Centro de Operações, há acúmulos de água na Avenida Brasil, nos dois sentidos, em trechos de Parada de Lucas, Bonsucesso, Manguinhos e Caju. A Rua do Catete, no bairro de mesmo nome, na Zona Sul, totalmente interditada a partir da Rua 2 de Dezembro, onde foi montado um desvio para os motoristas. Por causa de alagamento, as saídas do Túnel Rebouças para o Humaitá e Avenida Borges de Medeiros estão interditadas. Situação é a mesma na Rua General Polidoro, na altura da Praça Mauro Duarte.

Em São Gonçalo, o Alerta de Cheia dos Rios informou que o o nível do rio Alcântara subiu acima do normal. Quem está nas imediações deve ficar atento a essa condição. O município tem diversos bairros alagados. Em alguns deles, casas e carros ficaram submersos.

Em Niterói, choveu 90% do esperado para janeiro em um período de 12 horas. Essa chuvarada provoca alagamento na Alameda São Boaventura, no bairro Fonseca. No bairro de Icaraí, água impede circulação entre as Ruas João Pessoa e Ary Parreiras. Chove muito forte na Ponte Rio-Niterói. A orientação é para que os motoristas trafeguem em velocidade reduzida.

Orientações em caso de chuva forte:

> Não se desloque pelas regiões mais afetadas pela chuva;
> Evite áreas sujeitas a alagamentos e/ou deslizamentos;
> Não force a passagem de veículos em áreas alagadas;
> Em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas, evite ficar próximo a árvores ou em áreas descampadas;
> Em pontos de alagamento, evite contato direto com postes ou equipamentos que possam estar energizados;
> Evite o contato com a água de alagamentos. A água pode estar contaminada e oferecer riscos à saúde;
> Verifique se há sinais de rachaduras em sua residência. Ao perceber trincas ou abalo na estrutura, acione a Defesa Civil pelo número 199 e evite ficar em casa;
> Moradores de áreas de risco precisam ficar atentos aos alertas sonoros. O acionamento das sirenes indica perigo de deslizamento. As pessoas devem se deslocar para os pontos de apoio estabelecidos pela Defesa Civil Municipal. Os locais são informados pelo número 199;
> Se necessário, use os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).

Leia também

às