NOTÍCIAS / RJ

Comércio de rua reabrirá no dia 1º de julho no Rio

Comércio de rua está fechado no Rio. Foto: Reprodução

Rio de Janeiro – O comércio de rua deverá reabrir no dia 1º de julho. Mas as lojas dos centros comerciais retomaram as atividades no dia 11 de julho, por decisão da prefeitura, seis dias antes do cronograma original.

Um dos argumentos das autoridades sanitárias do Estado é de que é mais fácil o controle de acesso e cumprir exigências, como o uso de máscaras. A ideia é que o horário (de 12h a 20h) permita que a circulação se dê fora dos horários de pico do transporte público e que a carga horária menor faça as lojas abrirem em turno único, com redução de funcionários, diminuindo a circulação de pessoas

O prefeito Marcelo Crivella tem justificado a abertura gradual das atividades comerciais alegando que o município zerou a fila de espera para UTIs. No início de junho, quando ocorreu o relaxamento da quarentena, a taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 na rede SUS da cidade — que inclui unidades de saúde também geridas pelo Estado e pelo governo federal — era de 90%. Já a taxa de ocupação nos leitos de enfermaria para pacientes com suspeita de Covid-19 atingia de 55%.

Leia também

às