NOTÍCIAS / RJ

Covid-19: Prefeitura do Rio decreta ‘toque de recolher’ a partir desta sexta

Covid-19: Prefeitura do Rio decreta 'toque de recolher' a partir desta sexta. Foto: Agência Brasil

*Atualizada às 08h34

Rio de Janeiro – A Prefeitura do Rio de Janeiro publicou nesta quinta-feira (04) no Diário Oficial novas medidas restritivas para conter o avanço dos casos de covid-19.

O que muda:

  • Bares e restaurantes terão o funcionamento permitido entre 6h e 17h, com 40% da capacidade.
  • Nas praias, proibido qualquer tipo de atividade comercial e prestação de serviços, incluindo comércio de ambulantes e quiosques.
  • Boates, casas de espetáculos, feiras livres, feiras de produtos artesanais e feirartes não podem funcionar.
  • Também ficam proibidos eventos, festas e rodas de samba.
  • A permanência das pessoas em espaços públicos, como ruas e praças, será proibida entre 23h e 5h.

A prefeitura informou que a Guarda Municipal vai fiscalizar o cumprimento do decreto. Essa novas medidas começam a valer nesta sexta-feira (05) até 11 de março. Quem desrespeitar as regras estará sujeito a multa de R$ 562,42 e também pode responder criminalmente, com base no artigo 268 do Código Penal (infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa), que tem pena de um mês a um ano de reclusão.

O prefeito Eduardo Paes declarou nesta manhã, durante a divulgação do nono boletim epidemiológico,  que o objetivo das medidas é “evitar que se repita em 2021 o genocídio que foi registrado em 2020 na cidade do Rio”, quando a taxa de letalidade da capital fluminense foi o dobro da registrada em São Paulo, que tem o dobro da população carioca. Paes disse que pretende manter os números no Rio em relação à covid-19 positivos e sob controle.

Leia também

às