NOTÍCIAS / RJ

Desembargador Siro Darlan, do TJRJ é afastado do cargo

Desembargador Siro Darlan, do Tribunal de Justiça do Rio. Foto: Reprodução/Internet

Rio de Janeiro – O ministro Luis Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), determinou o afastamento, por 180 dias, do desembargador Siro Darlan, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. A decisão também autoriza a quebra de sigilo bancário e fiscal do magistrado e o bloqueio de bens, carros e imóveis.

O magistrado é acusado de integrar uma organização criminosa que comercializaria decisões judiciais. Nesta quinta-feira (9), a Polícia Federal prendeu o filho de Siro Darlan, Renato Darlan e outras três pessoas.

A corporação cumpriu ainda 15 mandados de busca e apreensão, na segunda fase da Operação Plantão. Por causa da pandemia do coronavírus, a Polícia Federal disse que as prisões serão convertidas para o regime domiciliar.

Segundo a Polícia Federal, os suspeitos vendiam decisões da justiça para milicianos investigados por crimes de corrupção e tráfico de drogas. Houve pagamento de até 1 milhão de reais em vantagens indevidas para soltura de investigados.

Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de organização criminosa e corrupção passiva e ativa, cujas penas, somadas, ultrapassam 20 anos de reclusão.

Leia também

às