NOTÍCIAS / RJ

Prefeitura do Rio autoriza comércio de rua a reabrir neste sábado

Rio de Janeiro – O prefeito Marcelo Crivella, anunciou na tarde desta sexta-feira (26) que o comércio de rua, além de salões de cabeleireiros e barbeiros que funcionam nas ruas da cidade, para atividades de corte de cabeço e manicure poderão reabrir a partir deste sábado (27). A reabertura estava prevista para a próxima quinta-feira (2).

Crivella explicou que a prefeitura decidiu antecipar a reabertura porque, segundo ele, a curva da Covid-19 na capital fluminense está caindo. O prefeito garantiu que a medida foi aprovada pelo conselho científico da gestão municipal.

Com a decisão, o comércio de rua, salões de cabeleireiro e barbeiros podem funcionar seis horas por dia, em horários entre as 11h e 17h. O comércio não poderá receber mais de 1/3 da capacidade de clientes, deverá oferecer material para lavagem das mãos no banheiro, funcionar de portas abertas e cumprir o distanciamento. Já os salões só poderão operar com agendamentos, sem sala de espera e não é permitido servir bebidas e alimentos.

A partir de quinta-feira (2), entre as atividades que voltam a funcionar estão as academias de ginástica, bares e restaurantes.

“Os restaurantes estarão abertos até as 23h. Não será permitido música ao vivo. No caso das academias, pretendemos colocar o horário integral, porque haverá uma restrição significativa quanto ao número de alunos que podem estar no mesmo momento realizando as atividades. Para que haja uma diluição desse público dentro da academia e a possibilidade de todos que agendarem o horário [frequentarem], haverá um horário mais dilatado”, ressaltou o superintende de Educação da Vigilância Sanitária do Rio, Flávio Graça.

Em relação às escolas particulares, o prefeito confirmou que está encaminhando um acordo para recomeçar as aulas entre 10 e 15 de julho. Já o ensino municipal tem previsão de retorno em 1º de agosto.

Leia também

às