NOTÍCIAS / RJ

Procon-RJ autua supermercados por aumento de preços sem justa causa

Fiscais identificaram aumento no óleo de soja, arroz, leite e feijão. Foto: Divulgação

Agentes do Procon Estadual do Rio estiveram em seis supermercados de Maricá, São Gonçalo e Niterói para apurar denúncias de aumento abusivo de preços do óleo de soja, arroz, feijão e leite. Dois estabelecimentos foram autuados por não justificar a elevação dos preços do arroz e óleo de soja no ato da fiscalização.

Os fiscais e os agentes do setor de pesquisa do Procon identificaram nos supermercados visitados um aumento médio de 49,94% no óleo de soja; 20,47% no arroz; 20,04 no leite; e 12,13% no feijão. Em alguns estabelecimentos, foi encontrado um aumento até de 60,12% no óleo de soja e 35,80% no arroz.

Em um mercado de Santa Rosa, Niterói, e outro de Inoã, em Maricá, os fiscais verificaram os preços do óleo de soja, arroz, feijão e leite, porém não foi possível fazer o comparativo de preços por falta de documentos. As redes terão 15 dias para mostrar as notas fiscais e comprovantes dos preços de venda dos produtos vistoriados de 29 de fevereiro de 2020 até a presente data.

A autarquia analisará os documentos apresentados pelos estabelecimentos e se for identificada abusividade no aumento de preços, as empresas poderão ser multadas. O consumidor que identificar um preço abusivo pode fazer denúncia através do WhatsApp: (21) 98104-5445.

Leia também

às