NOTÍCIAS / RJ

Retomada de atividades no Rio terá 6 fases e deve começar em 15 dias

Rio poderá ter todas as atividades liberadas em até 3 meses. Foto: Samuel Filho/Helicóptero 93FM

Rio de Janeiro – A proposta apresentada pelo prefeito Marcelo Crivella para retomar as atividades na cidade do Rio contam com um plano dividido em 6 etapas. Pelo projeto, as primeiras ações devem ser autorizadas daqui a 15 dias. O cronograma foi apresentado ao Conselho Científico da prefeitura, que avalia cada passo a ser tomado durante a pandemia do novo coronavírus.

O intervalo de uma fase para outra seria de 15 dias, sempre avaliando número de óbitos, infectados e capacidade de atendimento aos pacientes na rede pública. Se tudo sair como o previsto, a vida dos cariocas pode voltar ao normal em 3 meses.

Segundo Crivella, a primeira fase vai permitir o funcionamento de atividades mais importantes para a economia e com menor risco de contágio. A segunda fase, permite as atividades com menor impacto econômico e risco de contágio médio. Os demais estágio seguirão essa classificação de risco. O prefeito não adiantou quais são as atividades que compõem cada grupo. Isso vai ser definido em uma próxima reunião, que vai estabelecer ainda o protocolo para a reabertura de cada uma delas. A equipe vai recomendar uma escala de horários para a entrada dos trabalhadores, a fim de se evitar aglomerações no transporte público.

Mesmo com o afrouxamento das restrições, a população seguirá sendo recomendada a ficar em casa, sempre que possível e, ao sair, manter o uso da máscara e a higienização das mãos, para evitar uma segunda onda de contágio. Pessoas do grupo de risco deverão seguir em trabalho ‘home office’.

Leia também

às