NOTÍCIAS / RJ

Rio identifica nova variante do coronavírus em circulação no estado

Nova variante da Covid-19 é confirmada no Rio. Foto: Reprodução/Internet

Rio de Janeiro – A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES) identificou uma nova variante do coronavírus em circulação no estado. A cepa recebeu o nome de P.1.2, por se tratar de uma mutação ocorrida na linhagem P1, que permanece em maior frequência (91,49%) e foi identificada inicialmente em Manaus.

A P.1.2 foi identificada em 5,85% do total de 376 amostras submetidas à segunda etapa do sequenciamento realizado pela Secretaria de Estado de Saúde. A nova variante foi encontrada principalmente na Região Norte, mas também em amostras nas Regiões Metropolitana, Centro e Baixada Litorânea.

A pesquisa investigou amostras de 57 municípios, selecionadas a partir de genomas enviados ao Laboratório Central Noel Nutels, entre os dias 24 de março e 16 de abril. Também foram identificadas, em menores proporções, as linhagens B.1.1.7 (2,13%) e P.2 (0,53%).

Segundo a coordenadora da pesquisa, a subsecretária de Vigilância em Saúde da SES, Cláudia Mello, ainda não é possível avaliar se a cepa é mais letal ou mais transmissível que a P1.

Leia também

às