NOTÍCIAS / RJ

RJ: chuva e cheia dos rios deixa cidades do Norte e Noroeste inundadas

Trezentas pessoas estão fora de suas casas devido à chuva em Bom Jesus do Itabapoana. Foto: Reprodução/Internet

Norte e Noroeste – No Norte e Noroeste do Rio de Janeiro, oito cidades ficaram inundadas após transbordamento de três rios por conta das fortes chuvas que atingem a região desde a última quinta-feira (23). Há, pelo menos, 6 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas.

As cidades afetadas são Bom Jesus do Itabapoana, Italva, Itaperuna, Porciúncula, Laje do Muriaé, Natividade, Cardoso Moreira e Santo Antônio de Pádua. A cheia dos rios ocorre, principalmente, por conta das chuvas intensas que atingem Minas Gerais e Espírito Santo.

Segundo a Prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana, cerca de 500 pessoas estão desabrigadas ou desalojadas. De acordo com a Defesa Civil, a situação no local é classificada como crítica. O órgão deixa o número (22) 99603-3180 à disposição da população.

Em Porciúncula, 300 famílias ficaram desalojadas e 84 desabrigadas. O Rio Carangola está 2 metros acima da cota e 70% da cidade estão alagados.

A cidade de Itaperuna concentra o maior número de pessoas atingidas, sendo 2.040 desalojadas, 28 desabrigadas, além de quase 9 mil pessoas que, de alguma forma foram afetadas pelas inundações.

A Defesa Civil orienta que moradores de Italva, que vivem em áreas ribeirinhas e mais baixas busquem local seguro, já que o Rio Muriaé que transbordou, deve continuar subindo até domingo (26). Pelo menos, 100 pessoas estão desalojadas na cidade.

Em Cardoso Moreira, a cheia deixou 45 famílias desabrigadas. A Defesa Civil está em alerta máximo. A Prefeitura orienta aos moradores que procurem pelos pontos de apoio, que são a Casa da Cultura (Antiga Estação Ferroviária) e Clínica da Família, no Conjunto Habitacional São José. Em caso de emergência, a Defesa Civil pede à população para ligar no (22) 98842-5149.

Em Laje do Muriaé, a Defesa Civil confirmou que são 1.285 pessoas desalojadas na cidade e 60 desabrigadas. A Guarda Municipal pede que moradores de outras regiões evitem entrar na cidade e que os motoristas não se arrisquem passando para áreas alagadas após transbordamento do Rio Muriaé.

Segundo a Prefeitura de Natividade, 70 famílias estão desalojadas e 7 desabrigadas.

O Rio Pomba em Santo Antônio de Pádua, transbordou e a Defesa Civil ainda não liberou um balanço de pessoas afetadas pelas inundações.

Em Campos dos Goytacazes, não há família desabrigada e ocorrência grave.

A Defesa Civil está em estágio de atenção e ainda faz um levantamento do número de famílias que precisaram sair de casa. O órgão pede aos moradores que, em caso de emergência, liguem para o 199.

 

 

Leia também

às