NOTÍCIAS / RJ

RJ: macaco bugio deixa floresta e faz escola de abrigo

Macaco bugio deixa floresta e faz escola de abrigo em Paraty. Foto: reprodução

Paraty – Um macaco da espécie bugio-preto deixou as florestas do sul do estado e encontrou abrigou no prédio de uma escola pública na cidade de Paraty. Moradores da região conseguiram fazer imagens e fotos do primata andando pelo telhado e se alimentando em cima do muro, na maior tranquilidade. O problema é que se o macaco se sentir ameaçado, pode atacar e até matar um ser humano. Para um desavisado, olhando de longe, o animal mais parece um urso, com aquela pelagem preta.

A Vigilância Ambiental de Paraty confirmou que foi notificada da presença do animal, mas em uma primeira tentativa não conseguiu capturá-lo. O município não tem uma espécie de dardo abastecido com anestésico, para dopar o macaco e conseguir devolvê-lo à mata.

A prefeitura pediu apoio de especialistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que devem chegar ao município até quarta-feira (14). Enquanto isso, algumas armadilhas foram deixadas no espaço da escola. Os guardas ambientais também colocaram alimentos para o primata, evitando o risco de procurar por comida nas casas vizinhas.

Os macacos bugio-preto são comuns na região de Angra dos Reis e Ilha Grande. Normalmente, ocupam o topo das árvores. É muito raro ver um exemplar na área urbana. Os animais comem frutas, flores e folhas e podem chegar a 75cm de altura.

Leia também

às