NOTÍCIAS / RJ

Tempo muda no Rio por influência de ciclone no oceano

tempo muda no RJ por influência de ciclone subtropical. Foto: Juliano Medeiros/Jornalismo 93FM

Rio de Janeiro – O tempo mudou no Grande Rio e chove em alguns bairros nesta manhã de quinta-feira (23). Essa alteração climática é consequência da formação de um sistema de baixa pressão, um ciclone subtroppical, o ‘Kurumi’, no oceano, onde as ondas podem chegar a 5 metros de altura e os ventos passarem de 80 km/h. A Marinha emitiu um alerta para as embarcações que estiverem no litoral da Região Sudeste, entre São Paulo e Espírito Santo.

Segundo a meteorologista chefe do Sistema Alerta Rio, Juliana Hermsdorff, o ciclone vai trazer muita umidade, que deve provocar chuva, em alguns momentos forte, principalmente entre a manhã e a tarde, com a possibilidade de ventos moderados a fortes.

As autoridades brasileiras monitoram a formação do ciclone em alto mar. O fenômeno é previsto para se deslocar pelo oceano de hoje até sábado. Ele se forma quando a temperatura do mar fica mais alta e o ar em cima fica mais leve e sobe, dando origem a nuvens pesadas. No Brasil, é comum que ciclones ocorram entre os meses de janeiro e março.

Leia também

às