NOTÍCIAS / RJ

TRE confirma inelegibilidade de Crivella até 2026

Marcelo Crivella, prefeito do Rio. Foto: Reprodução

Rio de Janeiro – O Tribunal Regional Eleitoral decidiu tornar o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), inelegível por seis anos, por abuso de poder político e conduta vedada a agente público. A votação desta quinta-feira (24) foi por unanimidade, por 7 votos. Crivella foi condenado também a pagar multa de até R$ 106,4 mil.

A discussão havia sido suspensa na sessão da última terça-feira (22) pelo desembargador Vitor Marcelo Aranha, que pediu vistas do processo. Na sessão desta quinta, ele seguiu o relator do processo.

O Tribunal entendeu que ele usou veículos e funcionários da Comlurb, para promover um evento de campanha de seu filho Marcelo Hodge Crivella, que tentava se eleger deputado federal.

O prefeito informou, por meio de nota, que vai recorrer da decisão e que estuda um pedido de anulação da votação no TRE-RJ. Ele alega conflito de interesses de um dos desembargadores que participou do julgamento.

Crivella diz que “um dos desembargadores, Gustavo Alves Pinto Teixeira, votou, mas é, ao mesmo tempo, advogado da Lamsa — a concessionária contra a qual o prefeito luta na Justiça para pôr fim ao preço exorbitante do pedágio na Linha Amarela”.

 

Leia também

às